flor da palavra
Outro Calendário

365 dias por ano de luta, esse é nosso calendário, um calendario pro cotidiano, um calendário com referências históricas na lutas e movimentos anti-sistêmicos.

2011

a descobrir
Cunhambebê, Kairuçu, Aymbere Tupinambá, retomadas de terras indigenas, ocupaçoes de latifundio por sem terra, Levante do Gentio Tapuia (levante de 25 anos na região do RN e CE)

janeiro
dia 26
Dia de Ação Global promovido pelo Fórum Social Mundial com um dia de convergência de todas as lutas por um mundo melhor.

março
convocatória campanha mil raivas, um coração (méxico)

Dia 8
Dia internacional da mulher. Referência aos acontecimentos desta data no ano de 1908 quando morreram 146 mulheres trabalhadoras de uma fábrica têxtil chamada Cotton de Nova Iorque em um fogo provocado por bombas incendiárias que foram lançadas sobre elas diante da negativa em abandonar o local de trabalho onde protestavam contra os baixos salários e as infâmias condições em que trabalhavam.

abril
dia 20 do ano de 1997
dia do assassinato de Galdino Pataxó

dia 22
dia internacional da mãe terra

maio
dia 1
Dia internacional dx trabalhadorx. A data é uma jornada de luta reinvindicativa em homenagem aos mártires de Chicago, sindicalistas anarquistas que foram executados nos EUA por sua participação na luta pela jornada de trabalho de 8 horas. Teve sua origem na greve iniciada em 1 de maio de 1886 e seu ponto auge foi 3 dias mais tarde na Revolta de Haymarket,

dia 20 do ano de 1998
dia do assassinato de ChicaoXucuru
Todo ano, no dia de aniversário do assassinato do Cacique Chicão, na serra de Ororubá, PE, os índios xucuru fazem um marcha de milhares de pessoas, descendo até a cidade de Pesqueira. Grande líder espiritual para seu povo, Chicão continua vivo, como Mandaru ou guerreiro da paz. “ele não foi enterrado, ele foi plantado, para que dele nasça novos guerreiros!”

junho
dia 28
Dia Internacional do Orgulho LGBT. Data em que se comemoram os distúrbios de Stonewall em 1969 e marcam o início do movimento de libertação sexual.

agosto
dia 9
Dia internacional das populações indígenas

dia 23
dia internacional da memória sobre a escravidão e a abolição. Esta data foi eleita por corresponder simbolicamente com o início da insurreição da população escravizada que convulsionou na Ilha de La Española durante a noite do 22 ao 23 de agosto de 1791 e que levou à Declaração de Independência do Haiti em 1804.

setembro
dia 5 do ano 1782, morte de BartolinaSisa
em sua honra, o 5 de setembro foi instituido como Dia Internacional da Mulher Indígena, desde 1983.

dia 22 do ano de 1897
dia do assassinato de Antonio Conselheiro

dia 28
dia internacional da luta pela descriminização do aborto

outubro
dia 12
dia já vinculado à resistência indígena continental e também quando ocorrerá uma jornada global de luta contra o capitalismo
(segundo acordado no recente FSM em Dacar). Dia da chegada de Cristovão Colombo às Américas em 1492 marcando o início da colonização e da resistência indígena contra ela.

dia 17
dia internacional contra a homofobia e a transfobia. Coincidindo com a eliminação em 1990 da homosexualidade como doença mental por parte da OMS – Organização Mundial de Saúde.

novembro
dia 15
dia internacional das mulheres rurais

dia 25
dia internacional da eliminação da violência contra a mulher. Em comemoração ao assassinato das três irmãs Mirabal, ativistas políticas dominicanas, por ordem do ditador dominicano Leónidas Trujillo. dia 25 do ano de 1983 – dia do assassinato de Marçal Guarani, líder indío brasileiro.

dezembro
dia 10
dia dos direitos humanos. Comemora-se que em 1948 se aprovou a Declaração dos Direitos Humanos.

2012

fevereiro
dia 7 do ano de 1756
dia do assassinato de Sepé Tiaraju

maio de 2012
data da Rio+20 a próxima cúpula ambiental global