flor da palavra
Caracol

Caratateua – Uma experiência caracolística brasileira
> Chamada primeiro ajuri (2009)

 

 

> Zapatistas explicam o que é um caracol

Entrevista com a Junta de Bom Governo, por Hannah, Sabine e Serfi – Oventic, 2 de Abril de 2004, Entrevista com os Receptores

Estruturas e Organização

Pergunta: Vocês podem explicar o conceito do Caracol e porque elegeram esse símbolo para essa instituição democrática?

Os Receptores: A decissão foi tomada antes de 9 de agosto do ano passado, que de Aguascalientes passaram a se chamar Caracóis por uma decisão baseada em uma idéia de nossos antepassados.

O caracol era um meio para comunicar-se em diferentes modos.

Quando há festas, reuniões ou problemas anunciavam-se através das conchas de caracol. Quando há insegurança ou para alertar as pessoas, usavam o caracol.

Claro que tem seus diferentes sons. Se é para uma reunião há um som diferente que para uma festa. Se é para alertar as pessoas é outro. Então nossos antepassados usavam este caracol com muita inteligência. O caracol tornou-se um meio importante para se comunicar. Porém também usavam o caracol para escutar ou para receber mensagens. Então, essa importante tradição que tinham nossos antepassados, nós, como Exército Zapatista de Libertação Nacional, decidimos também retomar esta cultura, essa história. Decidimos recuperar essa recordação de nossos antepassados. Esse meio foi roubado, foi destruído, foi pisoteado pelos invasores espanhóis.

Por isso os cinco Aguascalientes que existiam passamos chamá-los de Caracóis.

O Caracol significa um meio de comunicação para comunicar a nossas bases de apoio, mas também para comunicar-nos com todas as organizações de diferentes estados do país sobre todos os indígenas do México e também serve para comunicar-nos com todas as organizações dos diferentes países do mundo. Este centro é uma coisa muito importante dentro dessa luta zapatista. Porque nos demos conta de que durante dez anos de vida de Aguascalientes permitiram desenvolver a luta política nos diferentes níveis também. Por isso vimos que é necessário mudar o nome, cancelar o que era Aguascalientes e agora passar a chamar caracol, que significa uma coisa maior que Aguascalientes. Porque este centro, esse Caracol, é um centro de encontro político, social e cultural com todas as pessoas e com todas as organizações que desejam visitar, que desejam compartilhar experiências.

Em um dos comunicados em julho de 2003 explica-se o que é o Caracol: significa uma voz para fazer escutar e para escutar. Que significa também uma janela para nos ver de dentro, e de dentro para fora. Também significa uma porta para entrar e para sair. Nós, os zapatistas, conhecemos que as organizações sociais de diferentes estados do país e dos diferentes países do mundo tem manifestado sua solidaridade com a luta zapatista. Então, esta aí onde se vê a necessidade e a importância da luta zapatista que se reestruturou para que o encontro com outros se realize para poder trocar experiências do trabalho, de luta.

Outra coisa que lhes quero dizer é que nós como Exército Zapatista de Libertação Nacional muitas organizações nos solicitaram para que vamos e falemos em seus países na Europa ou América Central. Não o temos feito, todavia, porque a situação não nos permite.

Quando nós não podemos ir pra lá, pelo menos os encontramos aqui no Caracol e mandamos nossa palavra à eles para acompanhá-los também em sua luta e para que também eles não se sintam sós.

Mas temos a esperança que algum dia podemos chegar lá para visita-los, a conviver com vocês ou com outras organizações em diferentes países da Europa.

Isso é precisamente o que passou desde julho do ano passado.

Não sei, é que de uma mesma pergunta sempre saem outras perguntas.

Pergunta: Nos interessa a estrutura por dentro de seu sistema democrático. Quais são os diferentes níveis democráticos entre a base de apoio e a Junta de Bom Governo?

R: Quando se fala da democracia, tem que ver que há duas democracias.

Tem a democracia do povo e tem a democracia do Estado do México.

A democracia que maneja o Mau Governo é cada vez que tenha eleições o governo tem que gastar milhões de pesos para que tenha democracia. Para tirar muitos panfletos, para falar nos meios de comunicação e muitas coisas. Em contraponto, nós, Zapatistas, não necessitamos nem um centavo para tentar ou para fazer a democracia.

A democracia é uma consciência do povo. A democracia também é uma necessidade. E a democracia é uma coisa importante que se pode fazer pela humanidade.

Dentro do zapatismo qualquer cargo ou qualquer responsabilidade que necessita dar para um companheiro ou uma companheira se faz através das bases. Pelas bases sai a democracia. Quando uma pessoa se nomeia como um representante da comunidade, a comunidade tem que nomea-lo. Mas assim quando se fala de um município ou da Junta de Bom Governo é outra coisa. Quando se fala de um município o Conselho Autonômo tem que ser eleito por uma Assembléia Geral com a participação dos homens e as mulheres e também das crianças e jovens. Ali da reunião saem eleitos as pessoas que merecem esse cargo para fazer parte como Conselhos Autonômos de Municípios.

Porém se falamos da Junta de Bom Governo: A Junta de Bom Governo já são delegados de cada município e sabendo de que são eleitos democraticamente pelo povo para ser um do governo, as mesmas autoridades dos mesmos Conselhos Autonômos se elegem entre eles. Eles se elegem entre eles através de uma reunião e ali saem os delegados de cada município.

Pergunta: A tarefa de um delegado seria tomar suas próprias decisiões, suas decisiões pessoais, ou seria somente de transmitir as decisiões da comunidade como porta-voz?

R: Bom, depende do assunto. Se é um assunto grande que a Junta ou o delegado não pode tratar, ele tem que consultar as bases. Não pode tomar decisiões quando uma coisa é tão grande e importante. Mas para uma coisa pequena não necessariamente tem que consultar porque não afeta a sociedade. Neste caso os delegados da Junta de Bom Governo tomam decisões.

Pergunta: No nível da Junta de Bom Governo existe uma rotação das pessoas?

R: Não, no momento não existe. Não existe porque se iniciou apenas agora, tem muitas coisas para fazer. Falta organizar-se bem, falta formar-se bem e falta fazer muitos trabalhos para poder fazer nosso trabalho.

Pergunta: Como é o papel de responsavél e quanto tempo dura seu cargo?

R: Para os Conselhos Municipais Autonômos o período normal é três anos. Aos dois anos e meio o conselho Autonômo convoca o povo para uma reunião geral para eleger os novos conselhos. Já quando as pessoas saem eleitas começam a preparar-se bem de como vai tomar sua posição. Por isso os elegemos seis meses antes, para que possa ter o tempo de prepararem-se.

Mas se falamos sobre a Junta, isso todavia não podemos dizer. É uma coisa nova de agora e já não temos um tempo limite. Depende também das pessoas. Se esses delegados cumprem as ordens do povo, ficam. Mas quando o povo vê que não cumprem, os tiram e nomeiam novos.

A democracia básica

P: Já falou sobre suas idéias de democracia. Como é sua interpretação da democracia básica e como foi o nascimento destas idéias do ponto de vista histórico? Há outros modelos democráticos na história do México ou do mundo os quais se referem?

R: Uma parte é de nossos antepassados, eles sabiam organizar-se porque tinham seu próprio governo, tinham suas autoridades, tinham seus sacerdotes, e tinham seus astronômos. Para cada coisa nomearam pessoas para que esse trabalho ou compromisso seja desenvolvido por ele, como a sua prática e também o cuidado. E todas essas pessoas em cargo eram nomeadas pelo povo. Nós estamos recuperando essa idéia de democracia que tiveram nossos antepassados.

Mas a democracia não totalmente se pode trazer de lá, de 600 anos até aqui e agora. Depende também na vida atualmente, depende da situação política, social, econômica e tudo. Disso também nasce nossa democracia.

P: Quando vocês têm umas reuniões, vocês tomam as decisões na base do princípio do acordo ou existem também decisões na base da maioria?

R: Das duas coisas, depende também do assunto. Uma coisa que não necessariamente esta tratado na Assembléia Geral pois a maioria, ou seja, a autoridade ou o representante pode tomar decisões.

P: A emancipação das mulheres é uma parte muito importante na luta zapatista. Aqui na Junta de Bom Governo, tem mulheres?

R: Agora na Junta de Bom Governo não estão integradas as mulheres. Porque mal esta formado, mas pouco a pouco, vamos chegar nossos trabalhos. Para as mulheres é mais difícil que para os homens. As mulheres não saem em outras partes e tão pouco caminham sós. Por isso este trabalho é muito difícil. Mas nós, ainda que difícil, estamos chegando nesta luta.

P: Então, dizemos muitíssimo obrigado pela entrevista, por todas as informações que nos deram e esperamos que sigam avançando em sua luta e nós juntos na luta mundial pela justiça e dignidade.